julho 13, 2022

O meu novo Projeto: Círculos do Despertar

Olá e bem-vindo(a) aos Círculos do Despertar! 

Escrevo-te para partilhar contigo que estou a organizar Círculos do Despertar online e presencialmente.
Podes inscrever-te nesses Círculos aqui

Esta atividade vem na sequência da minha prévia experiência com círculos de mulheres e agora também de um curso de 4 meses imensamente transformador que fiz com a Inês Gaya, com o objetivo de apoiar outras pessoas no seu caminho de autodescoberta e de despertar, a conectarem-se com a sua essência, rumo a uma vida consciente e com propósito.
Uma formação que me inspirou e me preparou para organizar, conduzir e facilitar retiros e círculos de partilha e de cura em grupo.

Abaixo explico-te mais detalhadamente esta formação e partilho contigo esta viagem interior que tenho vindo a fazer. Mas antes disso deixa-me dizer-te o que é para mim o Círculo do Despertar.



Neste artigo vou partilhar:

  1. O que é um Círculo do Despertar?
  2. Como os Círculos vieram parar à minha vida?
  3. Facilitadora do Despertar pelo Método Gaya
    - Formação de Facilitadores do Despertar
    - Comunidade Mulheres em Transição
    - O que me apaixona neste modelo e neste trabalho
  4. Círculos do Despertar: Inscrição

O que é um Círculo do Despertar?

Há muitas formas de fazer um Círculo e essa é uma das coisas que mais me apaixona neste mundo vasto. Cada um pode trazer a panóplia de influências de projetos e experiências que teve e criar um círculo verdadeiramente único, com o seu próprio mix!

Os Círculos podem estar centrados em temas muito diversos, desde questões ligadas ao desenvolvimento pessoal duma forma geral, à raça, género, ecologia, tradições, ao conflito, abuso sexual, histórias de resiliência, justiça... E podem ter, ou não, um cariz espiritual.
Podem ser utilizados em variados contextos, desde escolas, comunidades, organizações, prisões...
Podes ler mais sobre alguns tipos de círculos que existem na página Circle Ways - Ways of Council.

Mas há algumas características comuns, que deverão estar presentes em qualquer Círculo.

O Círculo do Despertar é um espaço seguro de descoberta, onde podemos praticar a comunicação autêntica e escuta ativa. Neste espaço podemos partilhar experiências, aprender mais sobre nós e sobre o outro, desde um olhar empático, de igualdade e liberdade de ser.
É um lugar onde podemos ver exatamente como somos e evoluirmos juntos, encontrando novas formas de estar, de viver, de sentir, de escutar, de amar.
A prática de Círculo cria uma conexão profunda, o que é em si um recurso de resiliência, e permite que possamos reconhecer que, apesar das nossas diferenças, temos muito em comum.
O Círculo do Despertar é, assim, uma mandala viva, que representa o espelho que somos uns dos outros nesta teia invisível que nos une.

Podes ler mais sobre o que é um Círculo no artigo What is Council?, mas o conceito é melhor percebido na prática, participando num Círculo. Vem daí!


Como os Círculos vieram parar à minha vida?

Em Setembro de 2014 eu estava em círculo, à volta de uma fogueira, a celebrar o equinócio de outono, numa ecocomunidade no sul de Portugal.
Recebi um telefonema que veio com uma má notícia. A minha mãe tinha acabado de entrar no hospital, tendo falecido umas horas depois.
Não havia espaço mais seguro e acolhedor para receber aquela notícia. Eu sentia-me em casa, rodeada de amor. E a essa casa retornei no ano seguinte, com uma grande mudança na minha vida, com o objetivo de viver em comunidade.
Desde então desenvolvi uma ligação muito profunda a este lugar sagrado, os Círculos. É ali onde partilhamos as nossas vitórias, as nossas derrotas e nos suportamos e apoiamos incondicionalmente. Porque ali vemos perfeitamente que somos todos feitos do mesmo.

Regressada ao Porto, em Janeiro de 2016, comecei a organizar círculos de mulheres entre amigas e amigas de amigas e hoje facilito um grupo de mulheres, que se apoiam mutuamente nas suas transições de vida.



Facilitadora do Despertar pelo Método Gaya

Formação de Facilitadores do Despertar

No início de 2022 sentia-me novamente num processo de transição de vida e comecei a sentir a necessidade de criar comunidade e reunir pessoas que estivessem a viver o mesmo processo que eu. Sozinha o caminho é bem mais difícil e eu sei da força que tenho cá dentro, estes grupos lembram-me disso, estas pessoas que vou encontrando no meu caminho, como tu, lembram-me disso. E por mim, e por nós, senti que não podia fazer este caminho sozinha.

Comunidade Mulheres em Transição

Foi aí que criei uma comunidade chamada "Mulheres em Transição" e me inscrevi no Curso Gaya Circle - Facilitadores do Despertar da Inês Gaya, para me ajudar a facilitar este grupo com mais qualidade.

Se por um lado eu procuro luz neste meu caminho de consciência e de evolução, ao mesmo tempo dou-me conta de que também sou luz e referência para outras pessoas, pelo meu exemplo de busca por uma vida com propósito. E é nesta dinâmica de troca que todos conseguimos ir mais longe.

O que me apaixona neste modelo e neste trabalho

O que mais me apaixona neste modelo é poder ir trazendo o trabalho de desenvolvimento pessoal que vou fazendo em mim, as experiências que vou tendo e influência dos projetos e pessoas que vou conhecendo, para que possam servir a mais pessoas. Poder trazer a criatividade, as paixões, a minha missão e propósito para um contexto de grupo, que por si só é uma grande fonte de poder e de cura.

Método Gaya: "Só conseguimos levar alguém aonde nós já fomos"

Este método ressoou logo muito comigo pelo facto de se focar, primeiramente, na nossa transformação pessoal. Só conseguimos, de facto, levar alguém aonde nós já fomos, e por isso esta formação é, em primeira instância, uma grande viagem de desenvolvimento pessoal para nós, enquanto facilitadores.
Este método utiliza muito os rituais, a conexão com a natureza, a dança, a música, o trabalho com o corpo e a respiração, meditações ativas com mensagens fortes e impactantes que falam diretamente ao nosso coração, ao invés de analisarmos e de racionalizarmos o nosso processo de mudança. Não descurando essa parte mais analítica, que é importante, tenho percebido que por mais que entendamos a razão que nos leva a ter determinados pensamentos e comportamentos, se o nosso coração e as nossas emoções não estiverem alinhadas nesse mesmo sentido, não vamos conseguir uma mudança efetiva na nossa vida.

A criatividade: integração de paixões, vocações, da missão e propósito
É um trabalho maravilhoso, que imediatamente me apaixonou, porque utiliza uma grande diversidade de ferramentas e apela ao meu lado mais criativo, permitindo-me integrar muitas das minhas paixões e vocações, como a música, a dança, a escrita criativa, a expressão corporal, trazendo a minha necessidade de partilha, de criação de comunidades, de entrega, de amor, de acolher e cuidar...
É um trabalho onde me posso explorar a mim mesma e recriar-me a cada experiência, de cumprir o meu propósito maior, que é ser Amor.

Tribo: O poder da comunidade
E é tão importante termos à nossa volta pessoas que estão a fazer a mesma caminhada que nós e que nos retroalimentam e inspiram! Estar ligada a esta Tribo é fundamental para me sentir conectada com o meu lado inspirador e criativo!
A comunidade tem um dos maiores poderes milenares, que nos fomos esquecendo, enquanto sociedade. Está na hora de o resgatar, para que nos possamos unir e criar o mundo que queremos ver dentro de nós e à nossa volta.



🫶 Círculos do Despertar: Inscrição

Este é o lugar dos que escolhem seguir o coração, rumo à autodescoberta e ao encontro consigo mesmos, rumo a uma vida com propósito ❤️

🦋 Queres vir fazer este trabalho em Círculo?
Se te quiseres inscrever num próximo Círculo que eu organize, por favor preenche os teus dados no Formulário de Inscrição para Círculo do Despertar.

Estou feliz por te ter no nosso próximo círculo, por te ver, escutar e sentir-te!
Que juntos possamos voar mais alto 🙏



Outros artigos que te podem interessar

Partilho contigo um dos artigos mais autênticos e vulneráveis que escrevi no meu blogue, sobre o retiro transformador em que participei, no âmbito da formação de Facilitadores do Despertar:

Se procuras outras experiências de desenvolvimento pessoal e retiros, recomendo-te leres os artigos das etiquetas:


Beijinhos e abraços!

Encontramo-nos na próxima história de desenvolvimento pessoal 😉

Raquel
Digital Nomad, Blogger, Traveller, House & Pet Sitter

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.