janeiro 21, 2021

Entrevista Slow Living com G.A.S.Porto

Olá, bem-vindos! Fui convidada para ir partilhar a minha experiência ontem ao G.A.S.Porto, um grupo de ação social onde fui voluntária no passado.

O tema foi "Viver Devagar" e tivemos mais de 100 voluntários a assistirem à conversa online.

Embora sinta que tenho um longo percurso a fazer nesta arte de viver a vida duma forma inteiramente presente e intencional, fiquei muito feliz por poder partilhar um pouco da minha experiência nesta procura por uma vida mais significativa. Porque o minimalismo, em última instância, é isto mesmo: é retirar o supérfluo, o que traz ruído na nossa vida, para ficar apenas com o essencial. E isso aplica-se não só a bens materiais, mas também à arrumação da nossa "casa mental".

Fui falar sobre este tema com a Maria Cordoeiro, uma pessoa que também faz este caminho em busca duma vida com mais tempo para aquilo que é realmente importante, mas numa versão familiar com 5 filhos, 2 cães e gato. Mais uma luz a iluminar o meu caminho com o seu blogue Seis mais dois.

Se alguém estiver à procura de inspiração sobre estes temas, recomendo também a minha querida amiga Ana Milhazes, que é fundadora do Movimento Lixo Zero Portugal e um exemplo de vida minimalista e da arte de viver devagar.


Perguntavam-me durante esta conversa o que é que eu faço quando o medo me assalta e uma das coisas para mim mais importantes é estar junto de pessoas que me inspiram, porque nos momentos de escuridão é muitas vezes o exemplo delas que me mostra o caminho de saída.

Estamos juntos!


Gostavas de nos ouvir falar sobre como começámos a trabalhar remotamente e sobre como é viver, trabalhar e viajar a partir de uma autocaravana?


Sentimos agora que a nossa jornada pessoal e de experiência de trabalho remoto com o nomadismo digital já nos permite ter algumas histórias e lições para partilhar, por isso ficamos super felizes por partilhar experiências via presencial ou online.


Um pouco da nossa história

Ambos começámos por trabalhar nas nossas áreas de formação em empresas convencionais durante 10 anos. A Raquel formou-se e trabalhou em Psicologia Organizacional (Recursos Humanos) e nada faria crer que viesse a ser nómada digital. Trabalhar online foi um mero acaso para ela, embora não para o Daniel, que é programador.

Prescindimos de algumas coisas a que estávamos habituados e no caso da Raquel levou vários anos até se despedir do seu emprego, já que era um emprego bastante estável, onde se sentia bem e via grande parte das suas necessidades preenchidas. Mas havia ali algo que não encaixava bem. Foi à procura de respostas e o que mais a ajudou a autoconhecer-se foram as diversas experiências de voluntariado nacional e internacional que fez. A Raquel fez voluntariado em mais de 13 instituições. Podem conhecer um pouco mais no seu perfil de LinkedIn e saber mais sobre a nossa história na secção do site Quem Somos.

Pensamos que o facto de termos trabalhado de forma convencional anteriormente faz-nos percepcionar a vida e o nomadismo digital de uma forma madura, que pensamos ser interessante partilhar com escolas e faculdades, bem como com outros públicos de pessoas que pretendem mudar de vida.

Estas experiências com propósito são as que nos trazem mais matéria para trabalharmos sobre nós mesmos e pensamos que são cruciais para alguém que pretende mudar de vida e não quer dar um passo em falso, mas também para alguém que quer iniciar uma vida profissional, ou que quer escolher um determinado curso ou área a apostar e não sabe como é ser-se profissional daquela área.


Outras entrevistas

Podes assistir a outras entrevistas seguindo a pasta Entrevistas do Blogue, ou indo ao nosso site, à secção de Palestras.


Vídeo da nossa Van Tour

Caso tenhas interesse, vê ainda um vídeo de apresentação da nossa autocaravana: Tour da nossa Autocaravana.

Se tiveres interesse em assistir a outros vídeos mais inspiracionais da Raquel, segue a playlist de vídeos de desenvolvimento pessoal do nosso Canal de YouTube.



Descobre mais sobre nós e contacta-nos

Sabe mais sobre os temas dos quais podemos partilhar experiências no nosso site OverTrail.

Estamos disponíveis para partilhar a nossa experiência em formato digital ou presencial. Contacta-nos para info@overtrail.com.



Beijinhos e abraços e encontramo-nos na próxima entrevista! 😉


Raquel
Digital Nomad, Blogger, Traveller, House & Pet Sitter
OverTrail.com




Entrevista Slow Living G.A.S.Porto

Related Articles

0 comments:

Publicar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.