março 29, 2020

Receita iogurte natural muito fácil


Há várias formas de o fazer e há quem use iogurteiras, etc. Eu faço da forma mais simples.

Receita

Compro o melhor leite (vegetal ou animal) e o melhor iogurte natural que encontrar e depois coloco 1 litro de leite a aquecer no fogão até ferver. Deixo arrefecer mais ou menos uns 10 minutos até o leite ficar a uma temperatura alta mas que dê para aguentar o dedo dentro do leite até 10 segundos sem me queimar.

De seguida passo o leite para um tupperware hermético de vidro e junto um iogurte natural e mexo.
Fecho e embrulho o tupperware em vários panos e cobertores e deixo-o a "hibernar" para o dia seguinte. Há pessoas que o colocam dentro do forno desligado de um dia para o outro e também dizem funcionar bem.

No dia seguinte abro e tem este aspeto da fotografia. Mexo com uma colher e levo ao frigorífico e está pronto a consumir. 
Super fácil!


Quando esta dose estiver a terminar, retiro um pouco do fundo deste iogurte (2 ou 3 colheres) para fazer o próximo com mais 1 litro de leite!


Dicas

- Pela minha experiência, deixar o leite ferver vai tornar o iogurte mais espesso. Se gostarem de iogurtes mais espessos podem usar leites mais gordos ou iogurte grego. Há quem também use agar agar.
- Arrefecer o leite posteriormente até à temperatura certa é importante, porque se o leite estiver demasiado quente mata as bactérias boas do iogurte e já não faz a reação pretendida.
Receita iogurte natural

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.