sexta-feira, 13 de março de 2020

A situação do Coronavirus no Vietnam

Tenho tentado não falar muito sobre este assunto nas redes, mas partilho agora um pouco do que temos vivido nestes últimos dois meses, a viajar constantemente na sombra deste novo vírus.
A fotografia que vêem neste post foi tirada de um vídeo que fizemos ontem na estrada, quando estávamos a passar por esta criança na rua, que tapou a cara com medo que a infectássemos com o coronavirus. Dá que pensar...

Dada a nossa proximidade da China desde Janeiro, a Tailândia e o Vietnam foram logo dos primeiros países a terem pessoas infectadas.
Chegámos ao Vietnam há cerca de 3 semanas e ainda apenas 16 pessoas tinham sido infectadas pelo novo vírus. Soubemos que logo no início o Governo conseguiu literalmente expulsar todos os chineses do Vietnam em tempo record e estava tudo calmo, embora a sombra do vírus estivesse sempre a acompanhar-nos. Este número de 16 infectados manteve-se por 3 semanas, até que um casal de ingleses, infectado por uma vietnamita num avião, veio para o Vietnam e espalhou por várias pessoas em vários pontos do país. A chama do fogo voltou a reacender e neste momento vai em cerca de 40 pessoas infectadas, um número idêntico ao de Portugal no momento.

A resposta do paísAqui as escolas estão fechadas há muito tempo e vários negócios fechados, especialmente ligados ao turismo. Os hoteis estão a preço dado, porque os turistas foram-se embora e não vêm novos turistas. Vemos por cá essencialmente estrangeiros residentes ou nómadas digitais.
Aquilo que posso partilhar é que o Governo tem sido muito proativo, a população está com receio mas acata muito bem as indicações dos responsáveis e as decisões são rápidas e aparentemente eficazes. Apesar da controvérsia em relação ao uso das máscaras, aqui quase toda a gente as usa! Também porque já faz parte da cultura e as máscaras aqui servem há muito tempo para proteger dos fumos, especialmente quando se anda de mota.
Aqui este vírus parece ser levado a sério e penso que também é por isso que parece estar relativamente controlado. A população orgulha-se disso e orgulha-se das medidas tomadas pelo Governo. Às vezes é preciso uma boa mão de força!
O calor começa a apertar, hoje a mínima foi de 24C e a máxima de 32C, e pensa-se que o vírus não deva resistir por muito mais tempo por estas bandas. Assim o esperemos!

Repercussões na interação localA nossa interação com os locais tem mudado um pouco, como é normal. Eles chamavam por nós na rua e agora alguns fogem e têm receio, porque nós representamos uma ameaça no olhar de muitos deles. Não os recrimino, eu faria o mesmo, e aliás faço o mesmo junto de outros estrangeiros. Não sei de onde vêm, para onde vão, que cuidados têm. Não me chego a ninguém. E não chegar a ninguém neste momento é o melhor que podemos fazer por todos!
Conforta-me imenso estarmos em Danang neste momento, muito próximos de um casal de amigos Portugueses que vivem cá, nómadas digitais.

Cuidados redobrados há 2 meses a viajarÉ imaginar que todo o nosso corpo, a partir do momento em que sai de casa, está imundo. E evitamos tocar noutras pessoas ou coisas, mãos nas maçanetas das portas, corrimões, etc. É como jogarmos um jogo de volei com os pés ou com os cotovelos!
Pode ser um bom treino utilizarmos outras partes do nosso corpo!

Dever de cidadaniaQueria ainda dizer que por nós e por todas as pessoas que possamos vir a contagiar e que irão contagiar outras pessoas, devemos ser responsáveis. Vi imagens duma multidão na praia em Portugal que me deixou aterrorizada...
O meu pai está em Portugal, tem quase 70 anos e sinto esta irresponsabilidade como um crime!
73% do contagio é feito por família, por isso o mais importante é mesmo ter estas precauções principalmente com a família!

Mais uma vez, o mundo é de todos. Se calhar é mesmo isto que este vírus nos quer ensinar, afinal de contas...
Aproveitemos a quarentena para fazer um exercício de retiro, que se calhar nunca tiveram a oportunidade de fazerem antes! Tal como eu deixei de roer as unhas porque não podia meter as mãos à boca, há muitas outras coisas a aprender com esta oportunidade! Esta é uma excelente ocasião para pararmos e nos organizarmos!

Se quiserem ver o vídeo que acabei de publicar, falo um pouco mais sobre esta situação, que nos está afectar a todos, em todo o mundo: https://youtu.be/gpWQcMA80KE

Related Articles

0 comments:

Publicar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.