maio 22, 2016

Conferência Internacional: Espiritualidade, Ecologia e Sociedade

 No final da tarde do dia 20 de maio de 2016 assisti a esta Conferência, cujo tema tenho investido menos nos últimos meses: a espiritualidade.
Foi muito bom ter estado presente. Apercebo-me do quão é importante esta dimensão na minha vida, para me manter alinhada e conectada comigo mesma.
Voltei a relembrar que o pensamento plasma a ação, daí ser muito importante o cuidado com aquilo que pensamos. Ampliarmos também o nosso círculo de compaixão e abraçarmos outros elementos que parecem não estar tão diretamente ligados a nós. Perceber que, por exemplo, posso ter uma ligação mais forte com a minha família, mas que o senhor que está a passar por mim na rua também está ligado, assim como o cão que passeia ao lado dele, ou até a árvore do jardim onde nos encontramos. Somos elementos que, queiramos quer não, têm ligações profundas entre si.

Voltei a tomar contacto com o conceito de Ecologia Profunda e deu-me imensa vontade de ler um livro que já comprei e ando há algum tempo para ler, mas que ainda não o li: "Ecologia Profunda". Uma filosofia de vida na relação com o ambiente, com os outros seres e natureza.
É urgente para nós um novo paradigma com a perceção ecológica e de um mundo interligado. O Planeta Terra irá ajustar-se e continuar a sua jornada. Nós humanos é que não sabemos se conseguiremos preservar a nossa espécie... E se o Ser Humano estivesse na lista das próximas espécies a serem extintas? A natureza está em revolta legítima contra nós...

Uma nova Era do deixar de SABER, para investir no SER. O conhecimento está acessível a todos! Importa agora saber ouvir a "voz do silêncio", interrogarmo-nos sobre o nosso propósito e a nossa ação no mundo e, à semelhança da construção de tantos instrumentos que alimentam guerras, construir instrumentos agora para a construção da paz, nunca esquecendo que a libertação do ego leva-nos inevitavelmente ao caminho da humildade...

Related Articles

4 comentários:

  1. "Ecologia Profunda" é um livro com uma visão plural, que se reflete numa cosmovisão mais real dos fenómenos da vida. Recomenda-se!
    Grato pela presença, sensibilidade e pela partilha
    Grande Abraço
    P.S. Partilhei também aqui: https://plus.google.com/u/1/110127297062379945096

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Jorge!
      Muito grata pelo momento de inspiração que foi a conferência e agora pelo comentário, que vem acrescentar ao post.

      Até breve,
      Raquel

      Eliminar
  2. Aho!

    Quando andares a visitar projectos e quiseres companhia, podes sempre convidar-me. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago!
      Mas que boa sugestão! É sempre bom ter companhia :)
      Envia-me pf o teu número através da página de facebook.

      Até breve,
      Raquel

      Eliminar

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.