maio 25, 2016

A nossa primeira experiência de HouseSitting

Já há muito que queríamos iniciar-nos nesta opção de vida. Se por um lado permite-nos viajar poupando recursos, por outro permite-nos conhecer lugares, culturas, pessoas e estilos de vida incríveis, pondo ao serviço do outro uma das coisas que melhor sabemos fazer: cuidar do espaço e animais.
Se ainda não conheces este conceito clica aqui.

A nossa primeira experiência foi numa casa na zona da Serra da Sertã, rodeada de floresta e com vista para o rio Zêzere. Tínhamos que cuidar de dois cães de grande porte e 6 galinhas.
Nem nas nossas melhores previsões imaginámos um cenário tão fantástico: pela vista fabulosa, pela doçura dos animais, pela acessibilidade dos donos, pelos percursos pedestres de cortar a respiração...
Se achávamos que o HouseSitting podia ser uma boa alternativa para nós, agora percebemos que ainda estamos longe de descobrir o seu verdadeiro potencial...

 Um pequeno vídeo que fizemos sobre esta experiência, que ilustra o nosso dia-a-dia :)


A nossa rotina
A nossa rotina era acordar bem cedinho e abrir a porta de casa aos cães. Ir ao galinheiro abrir a porta às galinhas, ver se há ovos, colocar mais comida e água fresca e palha nos poleiros. Depois ir dar um passeio com os cães e tratar do pequeno almoço para eles e para nós :)
O resto do dia é livre e nós aproveitávamos a trabalhar no computador durante a manhã e depois do almoço fazer uma caminhada na zona maravilhosa do rio Zêzere.
No final do dia estávamos de regresso a casa para dar outro passeio com os cães, ir ao banho no rio com eles e dar-lhes de jantar. E por fim ver se estava tudo bem com as galinhas e fechar o galinheiro.

Sistema de aquecimento da casa e água
Ficámos numa casa de energia solar passiva, o que significa que a temperatura ambiente e o aquecimento da água são regulados por energia solar, complementada pela combustão de biomassa especialmente nos dias frios, de radiação solar insuficiente.
Trocando por miúdos, a casa que nos acolheu possui um painel solar para aquecimento da água. A temperatura ambiente é regulada por um recuperador de calor, que liga os radiadores, aquecendo toda a casa, mas por razões da física os radiadores do piso de cima aquecem com o painel solar. Desta forma espera-se que no inverno, em dias de sol, o painel solar permita poupar lenha. Por outro lado, em dias de calor é possível desligar todos os radiadores, mantendo a casa fresca.
A eletricidade é maioritariamente fornecida pela rede pública.
Estivemos uma semana nesta casa e nos primeiros dias não houve sol. Choveu até. Mas só precisámos de ligar o cilindro à eletricidade uma vez para os banhos, durante cerca de 30 minutos. De resto foi sempre através da energia solar!
Estou cada vez mais adepta da integração de vários sistemas, que nos tornam muito auto-suficientes!

Momentos deliciosos
As brincadeiras no rio com os cães e o alarme do relógio na cozinha com um balido de ovelha.

Percursos pedestres
PR2 SRT: Caminho do Xisto de Pedrógão Pequeno
Parámos primeiro num miradouro sobre o rio Zêzere, descemos e vimos uma pequena cascata. Havia tanta água no rio, que transbordava para a estrada e zona de merendas.
Continuámos o percurso e encontrámos uma espécie de túnel em pedra lindíssimo! Caíam gotas de água do teto por causa da humidade. Como sempre, existe uma luz ao fundo do tunel ;)
Saímos e encontrámos um caminho extremamente verde e fomos dar a um vale e à belíssima ponte Filipina.
Daí partimos para a subida da calçada até Pedrógão Pequeno.
Um percurso lindíssimo e acessível a todos! 


Gostaste de ler este artigo e queres conhecer mais?
Para seguir outras experiências de HouseSitting do meu blogue clica aqui.

Gostaste da ideia do HouseSitting?
A experiência no Housesitting tem sido mais gratificante do que inicialmente pensava.
Se te tiver inspirado e quiseres inscrever-te nesta plataforma, existe um cupão que te dá 20% de desconto se seguires este link para te registares e a mim também me ajuda oferecendo 2 meses grátis. Depois de seres membro podes também fazer este convite a outras pessoas e assim ir acumulando mensalidades gratuitas para as tuas experiências :)

Boas viagens!

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.