fevereiro 21, 2016

II Fórum de Finanças Éticas e Solidárias

O II Fórum de Finanças Éticas e Solidárias decorreu durante os dias 19 e 21 de Fevereiro de 2016, e teve como objetivo promover a discussão sobre instrumentos financeiros alternativos.
A programação foi recheada e o método escolhido bastante participativo, permitindo o debate de ideias no auditório e posteriormente em pequena sala, com cada um dos oradores.

Houve algumas questões abordadas muito interessantes, como por exemplo:
- Solidariedade será igual a Consciência Social? Somos um povo muito solidário, mas teremos consciência social?
- Para um banco ser ético deverá ter um propósito, uma política de transparência e um sistema de governo democrático.
- Os bancos éticos e solidários deverão dar saldo zero no balanço final, ou seja, se alguém termina o dia com um excedente de +2, outra(s) pessoa(s) termina(m) o dia com uma dívida de igual valor. Porém, existe um limite de acumulação, que assegura que as pessoas não possam acumular mais do que um x valor, para que a situação se mantenha justa e equilibrada para todas as partes. Aos bancos convencionais em Portugal foi-lhes permitido gerar uma dívida de cerca de dez vezes o valor dos seus capitais próprios...
- A importância da literacia financeira, para que todos possamos construir um futuro mais justo e sustentável para todos.
- Para além de consumir alternativas, é preciso construir alternativas!
- Como conseguimos passar a mensagem além dos muros? Como conseguimos que pessoas que não estejam despertas para estas temáticas possam vir a ter conhecimento delas?
O que posso fazer? O que quero fazer? O que estou disposta a fazer?

Trouxe todas estas questões para casa, que me ressoaram bastante. Sinto que está a chegar o momento de me comprometer verdadeiramente com um projeto de longa duração...


Este fórum iniciou a construção de uma plataforma de finanças éticas e solidárias, que visa promover a troca de conhecimento e cooperação nestas temáticas.

O magnífico trabalho artístico que saiu do II Fórum de Finanças Éticas e Solidárias!

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.