novembro 25, 2013

DIAS 15 a 19 - Ilhas Galápagos, o paraíso do Ecuador

O 3º PARAÍSO DESTA VIAGEM...

Após um dia e meio de viagem (com 5 voos + 2 bus + 1 ferry) eis que chegamos às Islas Galápagos, no Equador.
Encontrei-me com o meu pai no dia anterior, em Quito, e seguimos juntos para as Galápagos.
Aqui é menos 1h do que no continente, o que perfaz uma diferença horária de menos 6h em relação a Portugal.

A nossa 1ª refeição no restaurante improvisado pelos pescadores :)

DIA 15
Isla Santa Cruz
A tarde foi para nos ambientarmos e procurarmos preços dos tours para os dias seguintes.
Às 18h fomos comer um peixinho ao molhe dos pescadores. É uma coisa improvisada por eles para escoarem o peixe. Hum.. Muito bom!
E o melhor é que é mesmo local e barato. Obviamente não há grande higiene, mas estava muito bom!

Às refeições comemos sempre muito bem, desde pizza verdadeiramente italiana a lagosta.
Aqui a lagosta é muito barata. Por 20 a 25 USD pode-se comer uma lagosta para 2 pessoas num restaurante.
Há muitas opções na rua de restauração simples e local. É um verdadeiro manjar dos deuses :-)

DIA 16
Isla Santa Cruz
De manhã passamos 1h no molhe dos pescadores só a ver o espetáculo da chegada e preparação de grandes peixes. Os lobos marinhos, as fragatas e os pelicanos são residentes muito especiais neste local. Permanecem à volta da mesa de preparação dos peixes à espera das peles.
Os lobos marinhos são animais extremamente espertos e educados! Há 2 fêmeas que todos os dias vão ao molhe de manhã e esperam pacientemente pelas peles :-)
De tarde fizemos um tour de bahia, onde era possivel fazer snorkeling numa zona de lobos marinhos, e ver flora e fauna da Ilha.
Neste tour conhecemos 3 italianos muito engraçados que estavam a viajar juntos. Um deles foi fazer snorkeling depois do almoço e voltou para o barco a tremer. Sentiu-se mal durante uns 20min. Deve ter parado a digestão... A água do mar nesta altura é muito fria: uns 20C. Por isso, com muita pena minha não fui à água no primeiro snorkeling com os lobos marinhos. Estava também ainda a fazer a digestão...

Molhe dos pescadores - Isla Santa Cruz
Mais peixinho a chegar...

São 2 kg de faneca, se faz favor ;)
Chega para lá, que primeiro estou eu! ;)

Uma sesta à beira-mar

Um sono profundo e confortável...

Molhe dos pescadores

Pelicano

DIA 17
Isla Isabela
Partimos de manhã, às 7h, para um tour na Isla Isabela. Nesta Ilha vimos tubarões, tartarugas, pinguins, iguanas aos montes e fizemos um snorkeling em que vimos 2 raias e 2 tartarugas :-)
É uma ilha que merecia uma estadia mais prolongada, porque é enorme e é muito virgem.

Las Tintoreras - Isla Isabela

Lobos marinhos a fazerem a sesta...
Iguana marinha

Tartarugas do Centro de Crianza

Sendero Tortuga Bay - Isla Santa Cruz

DIA 18
Isla Santa Cruz
Neste dia aproveitamos a passear livremente e fomos à famosa praia Tortuga Bay. É uma praia muito linda, com imensas iguanas marinhas a mergulharem e na areia. Vimos também lobos marinhos e um tubarão martelo muito pequenino, mesmo na costa, ao lado de uma pessoa que estava a tomar banho.
Nas Galápagos os seres coabitam em igualdade de circunstâncias, por isso os animais não atacam nem têm medo das pessoas. Os passarinhos vêm comer à nossa mão.
É maravilhosa a harmonia que se respira...

Iguana marinha em Tortuga Bay
Praia Tortuga Bay

Mais uma sestinha. Que rica vida! :)
DIA 19
Isla San Cristóbal
De manhã saimos novamente em direcção a outra Ilha, a San Cristóbal.
Esta ilha tem muito menos turismo que Santa Cruz, mas tem o maior número de lobos marinhos! Na praia, no molhe, nas ruas e especialmente na "maternidade" que eles escolheram para ter os bebés: uma praia chamada La Loberia. 15min a caminhar e chega-se a este paraíso: dezenas ou centenas de lobos marinhos com os seus bebés. As mães vão procurar alimento e os bebés aguardam ali nas rochas. Esta praia é um sítio seguro para eles.
Aqui respira-se tranquilidade, harmonia e muito amor :-) é uma sensação maravilhosa estar envolvida de lobos marinhos em todas as direções e sentir segurança e paz. Sentirmo-nos mesmo na natureza, no seu estado mais puro.
Tive muita pena de termos estado tão pouco tempo nesta praia, mas tínhamos que regressar ao barco para Santa Cruz :-(

La Loberia - Isla San Cristóbal

Um lobo marinho bebé a fazer "panado" na areia ;)

Na lancha, à saída de San Cristóbal

Os barcos / lanchas nas Galápagos também são uma experiência inesquecível! O mar tem muita ondulação e as lanchas andam mais rápido do que deveriam... Nesta viagem de regresso a lancha ia com menos de metade de ocupação e por isso estava mais leve. Bem.. Aquilo até derrapava nas curvas.. Sim, porque eles fazem curvas a sério!
Boa coluna para os saltos e não enjoar é que é importante! :-)
E confiar que o "capitão"  está a controlar a coisa ;-)