sábado, 19 de fevereiro de 2011

Ushuaia

Olé gente!
 
Dia 7 Ushuaia - Ilha dos pinguins
Fica já de nota q a única agência local q pode entrar e caminhar pela Ilha dos Pinguins é a Pira Tour, isto pq é dona da Ilha ;) As outras agências param o barco em frente à Ilha durante uns 40min, mas n têm autorização p desembarcar. Por isso escolhemos a Pira Tour p fazer esta excursão e marcamos lugar há 1 mês. Esta altura do ano é tipo o nosso Agosto...
Ora bem, enquanto as outras agências fazem este passeio de barco até à Ilha, A Pira Tour faz num mini-bus de 20 lugares, em q se anda 30min de estrada asfaltada e 1h em terra batida cheia de buracos. Bem, vocês n estão a ver o filme... É terra batida com buracos, p causa das chuvas, e passamos p cima dumas pontes em madeira e ferro q aquilo abana tudo! É verdadeiramente radical! Anda-se pelo meio da floresta e estâncias de sky. O caminho é mt bonito!
Vimos imensas árvores caídas e a razão principal é o vento, mas tb existe uma praga de castores q dão cabo da vegetação. A questão é q os castores foram trazidos pelo Homem p a Argentina. Eles n existiam cá... Bem, outra merda q o Ser Humano sabe fazer bem: adulterar a natureza!
1h30 de viagem e chegamos à estância Haberton. Bem, adorei!!! É uma pequena povoação nos quintos, q mantém as características iniciais. É tudo em terra batida e tem umas 5 ou 6 casitas. Lanchamos lá e adorámos! O chá era de erva buena e tinha uns bolinhos maravilhosos, com os vegetais de lá. N sei o q comi, mas era bom pra xuxu! Perguntei e disseram-me q têm uma estalagem onde se pode dormir por mais ou menos 165 pesos, o q equivale a menos de 30 euros por noite. Isto inclui pensão completa (menu vegetariano ou carne de lá) e excursões personalizadas p o cliente na zona, incluindo a ida à Ilha dos Pinguins, q fica a uns 10min de bote.
Esta seria a outra alteração q faria à minha viagem: passaria uma noite neste magnifico e mágico lugar e faria uma breve e natural desintoxicação alimentar :)
 
De seguida apanhamos um bote e 10min depois estávamos na ilha dos Pinguins - Isla de San Martillo, creio.
Esta Ilha é completamente desabitada. É uma Ilha relativamente pequena onde vivem milhares de pinguins! Uau! Foi espectacular e inimaginável ver tantos pinguins ao mesmo tempo!!! Primeiro sentimos o cheiro, depois o som! Eles emitem um som mt esquisito!!! E depois vemos aqueles pinguins todos! A guia estava sp a repreender-nos p causa das emoções da malta. Os primeiros 20min n consegui ouvir uma palavra da explicação dela, pq estava fascinada a ver tantos pinguins ao nosso lado! A diferença entre o passeio de barco e este passeio é q aqui entramos mesmo na Ilha e fazemos uma caminhada de 1h. Estamos a 1m dos animais e a maioria deles está habituado a ver pessoas, p isso n se afastam. Mt pelo contrário!!! Qd entramos na Ilha alguns vieram ter connosco ver o q se passava. Mas n podemos aproximarmo-nos mais q 1m, nem lhes podemos tocar. Eles bicam...
Na verdade, ignorância minha, nunca pensei q os pinguins fossem tão pequenos! As fotos q vemos são normalmente tiradas de baixo p cima e por isso eles parecem bem maiores do q na realidade são. Envio-vos algumas fotos em anexo, tiradas por mim :)
Foi-nos dada uma explicação enorme sobre a vida dos pinguins, q gostaria mt de vos transmitir, mas a excitação era tal q confesso q n interiorizei quase nada... ;(
 
Passamos a tarde no centro de Ushuaia, nas compritas. Ushuaia é uma pequena cidade na Ilha da Terra del fuego. É a cidade mais austral do mundo, pois é a cidade mais próxima do pólo sul. Fomos ao chamado fim do mundo ;)
Gostei da cidade. É pequena e tem um centro mt concentrado, mas n criei grande ligação. N sei bem pq.. Talvez pq vive mt p o turismo, n sei. E talvez pq já estamos há mts dias a viajar e começa-se a ser mais exigente com o q se vê. Dpois de ver o Perito Moreno, axo q tudo nos parece insignificante... ;)
No final deste dia fomos ao supermercado comprar um saco de ração p um gatinho preto q estava na entrada do hotel. Ele deve ter uns 4 ou 5 meses e é mt meiguinho, mas estava bastante magrinho. Vai daí compramos a ração e trouxemo-la. Á noite ele apareceu e estivemos com ele mt tempo :)
No dia seguinte tinham tirado de lá o saco de ração...
  
 
Dia 8 Ushuaia - Tierra del Fuego e Tren fin del mundo
De manhã fomos de autocarro conhecer a Tierra del Fuego e fizemos um passeio no tren del fin del mundo.
Quanto ao tren, achei caro e com um interesse relativo. É uma viagem q quase toda a gente faz por causa do seu interesse histórico: esse comboio era utilizado p levar os presos de uma prisão de alta segurança em Ushuaia p irem cortar lenha ao Parque Nacional. A linha esteve desactivada durante cerca de 50 anos e eles ainda mantêm os comboios originais. É um passeio de menos de 1h e o comboio vai a 10km / hora. É giro, mas custa cerca de 20 euros.
Depois fomos vendo as paisagens pelo Bus, mas n é nada de espectacular. A vegetação é mt diferente de El Clafate, em q é tudo árido e neste Parque Nacional há mta vegetação e é selvagem.
 
No final do dia voltámos p Buenos Aires e agora cá estamos nós. Vamos passear um bocado e às 22h temos q ir p aeroporto.
  
Estamos na recta final....
Beijinhos pra todos e até já ;)






Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.