segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Férias na Patagónia - Dia 4 (El Calafate - Glaciar Perito Moreno)

Olá!!!
Entao ca estou eu de volta com mais noticias! E q grandes noticias!
Estou maravilhada, fascinada, boquiaberta com esta potencial maravilha do mundo - o glaciar perito moreno! Pelo q vi na net há um pedido para pertencer às 7 maravilhas do mundo, mas ainda n faz parte.
É absolutamente espectacular! Nem dá p ter ideia pela net da maravilha q é este fenómeno! Agora sim, a viagem comeca a valer a pena ;)
Envio-vos em anexo agumas fotos do fantástico! E mais abaixo escrevo uma breve explicacao de como este fenómeno se forma.
Durante esta noite choveu imenso e de manha estava a chover bastante, mas pelos vistos aqui o tempo é mt imprevisivel. Passado pouco tempo o sol abriu e está um dia lindo, q ainda continua! Alias, acho q passo mais calor aqui em El Calafate do q em Buenos Aires, onde estavam 30C. Os hoteis e restaurantes sao tao quentes, q eu durmo com um lencol e suo imenso ;) Continuo sem perceber bem esta logica, mas ok. Passemos à frente.

Em El Calafate há umas festas de verao a acontecerem neste momento, p isso há musica até às 01h30 da manha. Há imensa gente nas ruas e carros. É uma confusao, embora isto seja uma estancia bem pequenina e mt turistica.
É mt engracado é constatar q os dias aqui sao ENORMES na altura do verao! Só sei q ontem adormeci antes de anoitecer e hj qd acordei já era dia, mas tb esta noite dormimos umas 10h. Estavamos mt cansados, pq o voo p El Calafate foi mt cedo. Mas imagino q anoiteca pelas 22h00 e amanheça antes das 06h. É o verao quase nos pólos ;) No verao é dia durante quase todo o tempo e no inverno é noite quase todo o tempo.
Amanha vamos fazer outra excursao. Esta será pelos restantes glaciares e icebergs. O Perito Moreno é o mais conhecido, mas existem cerca de 350 glaciares nesta zona :)
O Perito Moreno é o mais conhecido pq tem uma particularidade mt interessante: Ele cresce 1,80m por dia numa zona, q faz uma lingua, e cresce 0,60m de cada um dos 2 lados. Ora, esta lingua comeca a formar um grande bocado de gelo na ponta, q com a forca da agua vai abrindo cada vez mais e comeca a ficar inconsistente e de vez em qd (e a última vez foi no final do verao de 2008), este tunel desmorona-se e cai na agua. É um espectaculo belissimo q podem ver no you tube:
Hoje conseguimos ver algumas quedas de gelo, mas esta gruta está agora a formar-se ainda, por isso sao quedas pequeninas.
Agora, pq é q se formam glaciares nesta zona? Esta eu n sabia... É q nem é pela latitude, nem pela altitude. Os glaciares formam-se nos lagos, q ficam a baixa altitude. As montanhas tem alguma neve no topo, mas é mt lá em cima. E o grande lago, q está abaixo do nivel da estrada tem glaciares...
Entao isto deve-se essencialmente às correntes dos ventos q acontecem no planeta. Esta é a zona mais a sul do planeta com terra, ou seja, os ventos trazem humidade (e calor no verao e frio no inverno) e só encontram um obstaculo na Cordilheira do Andes e portanto os ventos esbarram nas montanhas e largam a humidade toda lá e dá-se a condensacao num só local, q forma os glaciares. No fundo toda a humidade q vem nas correntes de vento de todo o planeta concentram-se e formam estes glaciares e como tal as terras de El Calafate sao bastante áridas. Às vezes até se parece um pouco com as ilhas vulcanicas. É bastante seco e tem uma cor amarelada.
Bem, isto é de facto simplesmente fantastico! Vale a pena ver ao vivo...
Beijinhos
Raquel






Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.