quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

VanLife Lição nr.1: Temperatura

Estávamos muito preocupados com a temperatura quando pensámos em viver numa carrinha no inverno. Por isso decidimos ir para o Sul, para apanharmos mais sol e menos frio. Lembro-me de passarmos por zonas como Castelo Branco, onde tinha que dormir de gorro na cabeça, senão acordava de manhã com dores nos ouvidos ;)
Outra coisa que fizemos foi marcar vários Housesittings (já estamos completos para os próximos 2 meses!) para passarmos mais tempo em casas do que na carrinha.

Bem, agora a constatação da realidade é um pouco diferente!
É um facto que a temperatura exterior é mais quente no sul. É verdade que durante o dia, mesmo no inverno, conseguimos andar de manga curta se estiver sol! Mas as casas no sul não têm bom isolamento e muito menos aquecimento! Muitas das biblioteca públicas têm o mesmo problema, especialmente em zonas menos povoadas! Embora não esteja um frio de rachar, bate-se o dente dentro dos edifícios quando se fica sentado horas a trabalhar ao computador...
Na verdade, o sítio onde mais gostamos de estar é na CARRINHA!!! :)
Durante o dia o sol aquece a chapa e trabalhamos de manga curta e à noite ligamos o nosso aquecimento central a gás (bendito sejas Truma!) e mantemo-nos confortáveis a um preço muito baixo!

Embora um pouco mais caro, preferimos meter na carrinha o Truma Combi, que é um aparelho que aquece a água para os banhos e também para aquecimento do ar. É um 2 em 1, que ocupa menos espaço. Estamos super satisfeitos, porque funciona muito bem e conseguimos regular bem a temperatura!
O único senão é que é inverno, há poucas horas de sol e estamos condicionados pela energia dos painéis solares e por isso temos que ir muitas vezes para as bibliotecas, para termos energia e também internet. 
Como passamos ainda bastantes horas a trabalhar, não estamos propriamente de férias, a temperatura interior é bastante importante!


Uma realidade um pouco diferente do que esperávamos, mas cada opção tem as suas vantagens e desvantagens e aquilo que sentimos é que o melhor é mesmo variar!
Nas alturas em que temos casa, aproveitamos a lavar a roupa :) , a trabalhar mais horas, a ver uns filmes, a cozinhar mais e a comer melhor. Quando estamos na carrinha, aproveitamos a passear mais, intercalando com o trabalho nas bibliotecas.

Quando chegamos à carrinha já sentimos aquela sensação boa de chegar a casa e é mesmo boa essa sensação de conforto!

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.