junho 01, 2017

Encontro dos Hubs em Itália: Portugal PRESENTE!

Começou, no dia 24 de Maio, o encontro de quatro dias do movimento internacional da Transição. Em Santorso, no norte da Itália, convergem os Hubs – estruturas que apoiam, a nível nacional, as iniciativas que localmente fazem a Transição. O propósito é criar ligação internacional, sentir onde se encontra o movimento, partilhar inteligência colectiva, partilhar inspiração, ideias e práticas e apoiar a evolução do movimento a nível internacional.

Movimento Transição
A Transição Portugal faz-se representar por duas abelhas, Raquel Ribeiro (Porto) e Sara Serrão (São Luís). Encontramos aqui pessoas vindas de vários países europeus – Espanha, França, Inglaterra e Escócia, Itália, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Áustria, Eslovénia, Croácia, Roménia, Dinamarca, Suécia – e de bem mais longe, como o Japão, Brasil, Chile, México, Argentina e Uruguai. Além destes, encontramos ainda representantes da Transition Network, a estrutura que tem sempre apoiado o movimento internacional, desde a sua criação.

Acolhimento
Somos acolhidas por uma família local de Santorso e reunimo-nos na Villa Rossi, lindíssima, com um grande parque em estilo romântico.


Atividades
Os nossos dias têm começado sempre com um círculo e um pequeno check-in com um grupo que nos acompanha desde o primeiro dia.

Conexão e reconhecimento
Os primeiros dias foram de conexão e reconhecimento, olharmos-nos uns aos outros, conhecermos as motivações mais profundas, paixões, sentimentos e desafios.

Liderança
Explorámos a liderança através de várias dinâmicas. E pudémos ver líderes a emergirem, a passarem o legado, líderes que resistem a essa passagem e querem manter-se no poder por mais algum tempo…

Processo de decisão: governância
Atravessámos o processo de exploração e decisão sobre modelos de governância: estrutura e processos de decisão.


Grupos de trabalho
Vários grupos de trabalho emergiram para tratar de alguns temas. nomeadamente:
1) Transição Interior
2) Municipalities in Transition
3) Coaching para a próxima geração
4) Desenvolvimentos / progressos têm vindo a ser feitos desde o último encontro em cada um dos países presentes que sejam relevantes para o movimento global da transição. Oportunidades e desafios.

Histórias de Transição noutras paragens
Como pode a Transição apoiar as comunidades em caso de desastres naturais? Como se ligam as nossas metodologias com conhecimentos ancestrais locais? Enfim, qual a cara da Transição noutras paragens?
Ouvimos histórias do Japão, Itália e América Latina, colhidas no último dia da nossa estadia colectiva em Santorso, Itália. Tanto no Japão como em Itália, o movimento de Transição tem apoiado comunidades vítimas de terramotos.
Na América Latina as prioridades da Transição parecem convergir na interligação com os movimentos indígenas locais.

Lançamos ao vento a pergunta: de que forma mais profunda poderemos incluir a tradição portuguesa na nossa transição, em Portugal?


Conclusão
É admirável o esforço que é feito no sentido da integração das diferenças e da inclusão de todos os membros!
É um trabalho extremamente intenso e muitas vezes doloroso, que exige de cada um de nós uma grande maturidade e tolerância à frustração.

Uma das frases que mais me emocionou foi alguém que disse, num momento complicado de decisão, que independentemente de muitas vezes os movimentos terem os seus melhores e piores momentos, a verdade é que nós decidimos estar aqui e fazer este trabalho difícil. Mesmo tendo a oportunidade e sendo suficientemente bons para trabalhar no mundo corporativo, esta é a nossa escolha por aquilo em que acreditamos!

Cada um de nós leva agora para o seu Hub os próximos passos que deverá concluir para atingir os objetivos visualizados, algo que tenha aprendido durante estes dias do encontro, e deixámos cá algo que já não precisemos mais que nos acompanhe durante a nossa jornada...



Um abracinho coletivo desde Santorso!

Raquel Ribeiro e Sara Serrão

Para ler os textos integrais, aceder ao blog da Transição Portugal

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.