sábado, 30 de abril de 2016

Seminário: Reinventar Organizações




Durante a tarde do dia 30 de Abril de 2016, assistimos à apresentação do Centro para a Vida Sustentável e equipe do projeto Faz-te à Vida, nas instalações da linda casa Boa Safra - Eco Home Design. Seguidamente, participamos num seminário cujo tema foi Reinventar Organizações, facilitado pelo Pedro Portela.


Foi mais um momento de partilha interessante e inspirador.





Falou-se um pouco da evolução das organizações ao longo dos anos, tendo partilhado a conclusão de Frederic Laloux de que existem três elementos comuns ao novo paradigma de gestão:
Gestão autónoma - é necessária liderança nestas organizações, mas sem chefes.
Totalidade humana - começamos a aceitar que somos um todo (emocional, racional, espiritual e intuitivo) e não nos dividimos em partes em diferentes contextos.
Propósito evolutivo - a organização tem vida, tem a sua própria direção. Vamos escuta-la!

Discutiu-se também como se poderá ajudar e fomentar esta transição para um novo paradigma organizacional. É certo que parece mais simples criar um mundo novo do que mudar o existente. A chave para esta transição parece estar em olhar o sistema que nós próprios criamos e muda-lo como um todo, como um sistema, em vez de o dividir e trabalhar em partes.

Estaremos numa Era de mudanças, ou numa mudança de Era?
Os líderes estão dispostos a isto?
Existem metodologias para guiarem estes processos de mudança sistémica. Existem também ferramentas que facilitam os processos participativos e colaborativos.
O limite é a nossa criatividade! :)

Para mais informações sobre este projeto por favor aceder à página do Faz-te à Vida.
Para aceder a este evento no facebook, por favor clicar aqui.

Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.