quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Serviço Voluntário Europeu na Eslováquia


Estou inscrita há algum tempo na mailling-list do Serviço Voluntário Europeu (SVE) da Casa da Horta.
O SVE é um programa de voluntariado, dirigido aos jovens entre os 18 e os 30 anos, que permite fazer voluntariado na Europa durante até 12 meses. As áreas dos projectos são diversas: arte, social, meio-ambiente, desporto, juventude, etc. O programa fornece: viagem, alojamento, alimentação, dinheiro de bolso, formação linguística e seguro de saúde.

Esta aventura começou quando recebi um e-mail a referir a existência de um SVE na área da permacultura, numa altura em que poderia tirar férias. Candidatei-me e fiquei muito feliz quando soube que tinha sido selecionada.
Partimos num grupo de 6 voluntários Portugueses e, para o mesmo projecto, partiram também 6 voluntários Franceses. Foi uma experiência de convivência fantástica, a todos os níveis! A começar pelos nossos companheiros voluntários e a terminar na Organização que nos acolheu e que fez tantos esforços para que nos sentíssemos bem e aproveitássemos o pouco tempo que tivemos num País diferente.



O nosso horário de trabalho era das 9h às 12h30 e das 16h às 18h30, o que nos permitia trabalhar no duro, mas também relaxar, socializar e dormir a maravilhosa sesta.
Os workshops diários focaram a Eco-construção e a Permacultura, abordando diferentes técnicas de construção com materiais naturais: construção com fardos de palha, com adobe, com cordwood e ainda construção de telhados verdes. Foi óptimo termos tido tantos “mestres” que vieram partilhar experiências. Pudemos experimentar uma diversidade de tarefas, sempre com ajuda e orientação, o que nos permitiu reunir mais conhecimento para os nossos projectos em Portugal.
Nos dias livres fizemos passeios pela região. Visitámos florestas de Faias, descemos às grutas de gelo e dançámos ao som da música tradicional nas festas da aldeia…


Resta-me agradecer à Casa da Horta pela divulgação, acompanhamento e preparação dos voluntários.
Foi uma experiência óptima para se poder agora propagar e assim contribuir para um mundo com mais preocupações ecológicas.

Sinto-me uma privilegiada por ter tido esta experiência :)


Associação de Envio: Casa da Horta 
Associação de Acolhimento: Alter Nativa
Local: Brdárka, Eslováquia
Duração:  22 de Agosto a 5 de Setembro 2011











Related Articles

0 comments:

Enviar um comentário

Raquel Ribeiro. Com tecnologia do Blogger.